Este  Livro  de  Manuel  Pedro  Pacavira  é  uma  peça preciosa  para  melhor  se  compreender  o  período  conturbado entre  a  queda  do  fascismo  em  Portugal  e  a  proclamação  da Independência de Angola, à meia-noite de 10 de Novembro de
1975. Quem ler estas páginas fica esclarecido sobre todos os
passos que conduziram a esse inesquecível dia.
O  livro  revela  igualmente  factos  até  agora desconhecidos e que vão ajudar a clarificar algumas etapas do processo  de descolonização  e,  sobretudo,  a  evolução  do MPLA  desde  o  momento  em  que  foi  dilacerado  pelas chamadas “revoltas”, até à conquista do poder político.
O autor tem o condão de nos fazer reviver ou viver os acontecimentos  políticos  mais  marcantes  de  uma  época carregada  de  sonhos  e  utopias,  em  que  não  existiam impossíveis,  porque  todos  pensávamos  que  a  vontade  e  o desejo a tudo se sobrepunham.
O livro é, pois, um testemunho vivo de alguém que se sacrificou por um ideal e que venceu todos os desafios e todas as batalhas, superou todas as provações e conheceu por dentro todos  os  meandros,  actores  principais  e  jogos de  bastidores que  tornaram  possível  ao  Povo  Angolano  derrotar  o colonialismo e conquistar a sua Independência.
                               Aldemiro Vaz da Conceição
MANUEL PEDRO PACAVIRA - nasceu no Golungo Alto, aos 14 de Outubro de 1939 no seio de uma família humilde, sendo o pai alfaite de loja, a mãe lavadeira e camponesa. Lincenciou-se em Ciências Sociais, em Havana, pela Escola Superior do Partido Comunista de Cuba «Ñico Lopes».
Foi preso político (Junho de 1960 e Março de 1967), no Campo de Missombo, Kuando Kubango, e, em meados de 1969, deportado para Tarrafal, Ilha de Santiago (Cabo-Verde), onde permaneceu até ao dia 5 de Maio de 1974, por envolvimento na luta clandestina em prol da Independência de Angola.
Autodidacta, adquiriu uma vasta e sólida cultura nas cadeias da PIDE-DGS portuguesa no Campo do Missombo, sob orientação de Jaime Madaleno da Costa Carneiro e, no Tarrafal, sob a orientação de António Jacinto do Amaral Martins, com acompanhamento de José Luandino Vieira.
Exerceu vários cargos na Direcção Central do MPLA, no Governo e foi Embaixador de Angola junto a República de Cuba e Embaixador não residente nas Repúblicas da Nicarágua, México e Guiana; Representante de Angola junto das Nações Unidas (1988-91) e foi igualmente Embaixador de Angola na Itália e Representante Permanente junto das AGÊNCIAS DAS Nações Unidas, nomeadamente: FAO, PAM, E FIDA, sedeadas em Roma. Actualmente, é membro do Bureau Político do MPLA e Deputado à Assembleia Nacional de Angola.
É autor de várias obras, nomeadamente: " Gentes do Mato, Boneca, Nzinga Mbandi, Ndalatando em Chamas, O 4 de Fevereiro pelos próprios e JES - Uma Vida em prol da Pátria, dedicado  ao Presidente José Eduardo dos Santos."
				
				
										              Copyright © Manuel Pedro Pacavira/Mayamba Editora, Luanda – 2011
Autor: Manuel pedro Pacavira
Edição: Mayamba Editora
CopyDesk: Luzia Moniz
Editor: Arlindo Isabel
Impressão e Acabamento: Damer Gráficas, SA
Talatona, Luanda-Sul * Angola
Tiragem: 2.000 exemplares
Depósito Legal n.°: 5206/2011
ISBN: 978-989-8370-78-5
1ª edição: Luanda, Julho de 2013
Colecção: BIBLIOTECA DA HISTÓRIA
Mayamba Editora
Rua 3, n.º 231 - Nova Vida - Município de Kilamba Kiaxi
Caixa Postal n.º 3462 - Luanda
mayambaeditora@yahoo.com
www.mayamba.co.ao